Novo teste avalia o gestor brasileiro
Um novo teste possibilita aos gestores brasileiros saber se estão agindo de acordo com as melhores práticas internacionais na hora de tomar uma decisão. Disponibilizado gratuitamente nos sites do Valor e da consultoria francesa BPI, essa ferramenta avalia se o profissional é, de fato, um bom gestor.
O teste propõe 26 casos reais de situações empresariais enfrentadas por importantes executivos internacionais. Foram questões citadas por 1400 gestores entrevistados pela BPI, em diversos países. Em cada caso, eles indicaram a decisão tomada e os resultados obtidos. A avaliação on-line, disponível no Brasil, é apresentada no formato múltipla escolha. "O objetivo é identificar os comportamentos gerenciais e as formas de reflexão do profissional", diz Gilberto Guimarães, diretor da BPI no Brasil.
Cada situação apresentada no teste diz respeito a diferentes problemas enfrentados na administração dos negócios. Eles podem estar relacionados à estratégia, à gestão de recursos, ao desenvolvimento, aos conflitos com a equipe, chefia, clientes, colaboradores, problemas de mudanças, rupturas, adesão a novos projetos, motivação, entre outros.
Quando a pessoa escolhe uma resposta, mesmo não sendo a indicada pelo executivo na vida real, automaticamente, ela tem acesso a um texto explicativo que mostra as conseqüências práticas de sua opção. "Para cada caso há uma solução considerada mais adequada", explica Gilberto Guimarães. A melhor alternativa é sempre a que apresenta menos conseqüências negativas no curto e médio prazos.
Este é o segundo teste disponibilizado pela parceria Valor e BPI. O primeiro, que ainda pode ser acessado em ambos os sites (www.valoronline.com.br e www.bpi.com.br ), é destinado à avaliação de carreira e já foi acessado por mais de 7 mil profissionais brasileiros. Ele ajuda a descobrir pontos fortes e fracos no trabalho, dependendo da faixa etária.
Os dois testes foram criados pelo psicólogo francês Dominique Clavier, responsável pelas pesquisas científicas da BPI e autor de 45 estudos sobre situações ligadas ao trabalho. Eles foram disponibilizados na Europa pela revista francesa "Management". O grupo francês BPI é especializado em recursos humanos e atua desde 1999 no Brasil. Seu foco é oferecer "outplacement" e implementar ações junto a profissionais nas empresas em momentos de mudanças organizacionais e reestruturações.
Fonte
Valor Econômico, São Paulo, Eu&. 14 dez. 2006.
No comments:
Post a Comment