Uma porçãooooo de batatas fritas! SEMPRE!!!!!
Aqui você vai se sentir à vonté... FREE de fato!
Vou expressar muita coisa que penso... e até as que eu nem vou pensar antes de postar...
Como uma conversa de bar...
Como uma conversa não vai?! COMO PAPAS FRITAS!!!!!!!!
PAPAS?!?! Hummmm eu não tenho PAPAS na língua......
So... BEWARE OF THE BLOG!!!

Thursday, October 21, 2010

O que é consciência?

Manfred Frank, em "Self-consciousness and Self-knowledge", apresenta a relação entre consciência, autoconsciência e autoconhecimento da seguinte maneira:

1. Consciência pressupõe autoconsciência. Não há como alguém estar consciente de alguma coisa sem estar consciente de estar consciente dessa coisa.

2. A autoconsciência é pré-reflexiva. Se a autoconsciência fosse o resultado da reflexão, então só teríamos autoconsciência após termos consciência de alguma coisa que fosse dada à reflexão. Mas isso não pode ser o caso, pois, como dissemos antes, consciência pressupõe autoconsciência. Logo, a autoconsciência é anterior à reflexão.

3. Autoconsciência e consciência são distintas logicamente, mas funcionam de maneira unitária.

4. O autoconhecimento—isto é, a consciência reflexiva ou consciência de segunda ordem—pressupõe a consciência pré-reflexiva, isto é, a autoconsciência.

De acordo com o esquema acima, a autoconsciência é o elemento fundamental da consciência. Sem ela não há consciência nem reflexão sobre a consciência.

Muito confuso?! Então deixa pra lá... Só queria compartilhar que acredito na evolução da consciência e que quanto mais consciente você se torna, mais consegue perceber o mundo que te cerca... Você começa a entender melhor as pessoas, seus sentimentos e seus conflitos além de, é claro, entender os seus prórpios... Existe um nível de maturidade em que você chega a não mais agir a bel prazer, sem consciência nenhuma, deixando que suas emoções se aflorem de maneira tal a dominar o seu ser... mas ao contrário, você entende a situação e passa a dominá-la, mantendo tudo sob controle de maneira a tentar manter o máximo de equilíbrio sem fazer uma tempestade em um copo d'água...

Mais além ainda, você pode perceber que a sua mente é o seu ser interior... Onde tudo é processado... seus pensamentos e emoções... e onde tudo é armazenado... formando então sua consciência. Existem alguns fenômenos, que são armazenados de forma que as vezes não fiquem tão acessíveis na consciência, mas acabam sendo levados para o seu inconsciente... Sendo hoje da área de TI, eu faria a analogia à consciência com a memória cache, que é onde ficam os registros mais comumentes utilizados, já não sendo um assunto tão utilizado e acessado, a mente tende a armazenar essas informações em uma memória de mais difícil acesso, não sendo completamente extinta porém. A quantidade de dados armazenados em nossas mentes é elevadíssima! Se todos eles ficassem pairados na nossa mente o tempo todo não conseguiríamos dar conta de processar tantos pensamentos...

Anyway... eu acredito que nossa incosciência sabe muito além do que a consciência sabe... e mais além, acredito que existe a capacidade de interação com uma consciência superior... uma mente mestra... eu acredito que A CONSCIÊNCIA É e SEMPRE SERÁ... e estamos em contato com essa CONSCIÊNCIA a todo o momento... podendo ter flashs de memórias que as vezes estão em sintonia com outras pessoas... que falam as mesmas coisas... pensam as mesmas coisas... ou seja, estão na mesma "frequência"... estão em sincronia com A CONSCIÊNCIA...

Todos nós sabemos que a atividade cerebral nunca para. Ainda que estejamos dormindo... Muitas vezes os "sonhos malucos" que tivemos são pensamentos aleatórios que nos vieram a mente durante o sono e acabamos tomando consciência deles no momento em que acordamos... Se você não se lembra dos seus "sonhos", não significa que você não tenha "sonhado", significa que você não se lembra dos pensamentos que surgiram em sua mente aleatóriamente...

Agora eu ainda acredito que a sua consciência é VIVA!!! Afinal de contas, eu acredito que ela seja o seu "ser interior"... Acredito que a sua consciência possa estar em algum lugar ainda que você não esteja... Sonhos muito reais, pode ser um sinal da sua consciência ter de fato ido a algum lugar ainda que você não tenha ido a lugar algum...

Sempre tenho uns "sonhos" inusitados... ontem tive um deles... eu estive em vários lugares... mas o mais intrigante foi estar em uma casa desconhecida mas que era de alguém da família, provavelmente a casa da minha prima... dentro de um quarto tinha só uma cama de casal e um guarda roupa grande que tomava a parede toda perto da porta, um armário de cor clara. Tinha mais alguém no quarto e eu estava fazendo alguma coisa... minha tia veio na porta com uma escova na mão e pediu que eu fizesse um penteado nela quando terminasse o que eu estava fazendo e saiu na direção esquerda daquele quarto indo para a sala... à direita daquela porta tinha mais um quarto... e minha tia tinha vindo daquele quarto do fundo à direita para me fazer o pedido do penteado...

No momento em que minha tia saiu em direção à sala, eu ouvi a voz do meu pai, vinda da sala também me dizendo: "-Kesia, tá na hora de você ir!"

E eu respondi: "-Não! Não tá não! Eu ainda tenho que terminar isso aqui e a tia pediu para eu fazer um penteado nela!"

Insistentemente a voz do meu pai, dessa vez mais brava que do seu normal disse: "- KESIA! Tá na hora de você ir!!!"

E eu não respondi nada dessa vez... ignorei...

Então eu ouvi a voz do meu pai dizendo: "-Kesia! Falta um minuto!"

E eu mais uma vez ignorei... quando a voz do meu pai então soou bem mais forte dizendo: "- KESIA!!!"

E eu acordei...

Olhei no relógio e faltava exatamente um minuto para meu relógio despertar...

A voz do meu pai ainda "ecoava"... eu até pensei que ele já estivesse acordado e estava me chamando de fato... levantei da cama, abri a porta do meu quarto e fui olhar na sala... NADA...

Fui até a ponta da escada para ver se via ou ouvia ele... NADA... estava todo mundo dormindo ainda...

Eu sei que existem alguns por aí em um nível de consciência ainda mais alto... eu ainda estou muito bebê nessa tal de CONSCIÊNCIA mas quis compartilhar...

E viva a evolução!!!

PS: Ok... eu sei que isso pode gerar desconforto em muita gente... mas é só vocês manterem suas mentes abertas e procurar evoluir também...

No comments:

Post a Comment