Uma porçãooooo de batatas fritas! SEMPRE!!!!!
Aqui você vai se sentir à vonté... FREE de fato!
Vou expressar muita coisa que penso... e até as que eu nem vou pensar antes de postar...
Como uma conversa de bar...
Como uma conversa não vai?! COMO PAPAS FRITAS!!!!!!!!
PAPAS?!?! Hummmm eu não tenho PAPAS na língua......
So... BEWARE OF THE BLOG!!!

Saturday, October 29, 2011

O que Darwin diria ao homem contemporâneo

A idéia do Café Filosófico era discutir as mudanças do comportamento e do papel do homem no interior das famílias contemporâneas, do homem que deixou de ser o chefe-provedor da família e, hoje, tem que dividir novos direitos e deveres com a mulher.

Essa mudança que na verdade foi vivenciada no século passado e NADA tem de tão comtemporâneo assim, visto que hoje vivemos em uma sociedade com mudanças MUITO ALÉM dessa simples mudança do papel homem como chefe-provedor.

Na palestra, Jaime Vaz Brasil, na verdade, abordou MUITO mais a evolução do ser humano biologicamente quando poderia ter falado da questão ATUAL TÃO GRITANTEMENTE POLÊMICA na qual vive a sociedade contemporânea de fato.

Imaginei que talvez ele viesse a abordar uma visão mais psicanalítica do mundo que vivemos hoje, além de dando uma pincelada na mudança dos papéis e na maior independência da mulher do século XXI, e que também explorasse bastante a questão da maior aceitação dos homosexuais e os fatores que levam a sociedade a admitir esses novos padrões. O que não aconteceu.

A palestra, no entanto, me levou a pensar um pouco mais além no quesito da evolução da consciência, apesar de Jaime Vaz Brasil não ter abordado NADA sobre esse tema... Foi MUITO interessante poder dispertar uma nova idéia da evolução da nossa consciência através dessa palestra.

Também bastante interessante foi a questão biológica do ser humano que Jaime apresentou em detrimento do que a sociedade HOJE impõe como padrão social aceitável. Algo que já questionei, visto que até a própria bíblia narra as histórias do padrão das sociedades antigas, onde era aceitável que os homens tivessem várias mulheres e viviam todos juntos em família. O que hoje, na sociedade atual, é visto com outros olhos..... Eu já cheguei a perguntar: "Quem mudou a regra?!" "Quando a regra foi mudada?!" "É possível que esse padrão de sociedade volte a existir?!"

É certeza que para padrões mudarem, levam-se várias décadas... porque é preciso mudar um pensamento que se está instalado na mente da sociedade que o representa... Na verdade, as gerações NÃO ACEITAM mudanças de padrões tão radicalmente... Os padrões são mudados de geração em geração... Então para que um padrão social mude, o pensamento da nova geração muda e ela institui a mudança aos poucos, através dos anos, conforme a nova geração se estabelece como adultos e gestores da sua própria geração.......................

Só sei que havia MUUUUUUITO espaço para filosofar à vontade no Café Filosófico ontem....

É psiquiatra, escritor e poeta. Diretor técnico e docente do Instituto Fernando Pessoa. Possui seis livros publicados e recebeu vários prêmios literários e em festivais de música. Dentre eles, o Prêmio Açorianos de Literatura e o Prêmio Felippe d’Oliveira. Alguns dos poemas foram musicados, e há dois livros com os poemas em cd: “Os Olhos de Borges”, musicado por vários compositores, e “Pandorga da Lua”, musicado por Ricardo Freire.

No comments:

Post a Comment